Arquitetura Bizantina

Arquitetura Bizantina

O Império Bizantino tinha sua capital em Bizâncio (atual Istambul – Turquia), nome que precedeu o nome Constantinopla, em homenagem ao imperador romano Constantino, que a fundou como segunda sede do Império Romano, enquanto este chegava à sua decadência.

Após a queda de Roma, Constantinopla foi por quatrocentos anos a maior cidade do mundo e foi a capital do império que resistiu por um milênio, entre os séculos V e XV, enquanto a Europa ocidental vivia o período da Idade Média.

A arquitetura bizantina caracteriza-se fortemente por mosaicos vitrificados e pelos ícones, que eram pinturas sacras feitas normalmente sobre madeira. O estilo bizantino também tinha como destaque técnicas de construção inovadoras para a época, em especial, as voltadas para a construção de cúpulas, que surgiram por volta do século VI.

O Mosaico foi um tipo de arte muito difundido no Império Bizantino, principalmente durante o reinado do imperador Justiniano de 526 a 565. As imagens em mosaico eram formadas a partir de pequenos pedaços de pedra coloridos, colados nas paredes.

Exemplo de Mosaico Bizantino

Como boa parte da arquitetura antiga, também a bizantina caracterizava-se pelas obras de cunho religioso. E a Catedral de Santa Sofia tornou-se o maior simbolo desse estilo arquitetônico. Outros exemplos das primeiras obras bizantinas são a basílica de São João e a basílica dos Santos Sérgio e Baco.

Catedral de Santa Sofia - Istambul

O edifício da Catedral de Santa Sofia é resultado da união dos vários estilos das grandes construções romanas. A estrutura se assemelha a uma basílica romana, com uma forma retangular. Além da dimensão, o seu grandioso domo central, que é aqui pela primeira vez utilizado, torna-se um dos mais impressionantes atrativos e fica como símbolo maior da arquitetura bizantina. Quatro arcos formam um quadrado que sustenta pendentes de abóbadas esféricas, que, por sua vez, apoiam o imenso domo. A base deste domo é vazada por quarenta janelas em arco que permitem a entrada da luz, dando leveza à estrutura e oferecendo a ilusão de um halo celestial.

Igreja de Panagia Kapnikarea - Atenas - Grécia

Imagens: 1 e 23