Sobre o Site

Estilos Arquitetônicos

A arquitetura é uma das mais fantásticas e impressionantes formas de arte. Embora traga consigo um forte componente técnico-científico, seu resultado final, sempre impactante aos olhos, se mostra envolvido por fortes traços artísticos dada a excelência e a grande autenticidade expressada por suas imponentes construções.

Estilo arquitetônico é o conjunto de caraterísticas formais, técnicas e materiais de obras arquitetônicas que as identificam como pertencentes a um determinado período da história e a um determinado local.

É unânime a consideração de que existem caraterísticas comuns nas obras de arquitetos de tenham trabalhado na mesma época, na mesma região geográfica ou, simplesmente, quando têm conhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelos outros, como influências na obra individual de cada arquiteto ou construtor.

Estilos Arquitetônicos pela História

Arquitetura com Estilo

Este site surgiu inicialmente como um compêndio dos principais estilos arquitetônicos, a maioria deles ainda por concluir.

Porém, ele tomará gradualmente a forma de um site que vem valorizar a arquitetura tradicional, em oposição à infeliz generalização contemporânea das aberrações modernistas e pós-modernas, desprovidas de sentido e de atratividade estética.

Para tanto, buscará destacar os esmerados prédios do início do século XX, as edificações atuais que tragam consigo algum cuidado e resgate da tradição estética ocidental e ainda, por fim, posts tratando dos elementos arquitetônicos que vêm compor as mais bem resolvidas fachadas.

Quem mantém

Este site é mantido por Ronaud Pereira, designer Industrial por formação, web-designer por circunstância (de 2003 a 2016), escritor-blogueiro eventual (desde 2008), e atualmente, empresário por necessidade.

Sempre fui muito interessado por História, Artes e Arquitetura, e de alguns meses pra cá, me vi de repente obcecado pelas questões da Estética Arquitetônica, desde a urgência da preservação do que restou, especialmente no Brasil, até a inegável necessidade de resgate da estética arquitetônica tradicional, a única capaz de tornar nossos espaços urbanos verdadeiramente, e novamente, bonitos e edificantes.

Esta obsessão surgiu gradualmente, após a descoberta do que um dia foi a Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro, cuja pesquisa resultou nestes três artigos:

Palácio Monroe – Símbolo da Exterminação do Patrimônio Arquitetônico Brasileiro

Decadência Urbana e Decadência Moral

Uma inacreditável Av. Rio Branco – O Rio de Janeiro do início do século XX

Por fim, a descoberta de páginas como a Architectural Revival me estimularam a trazer um pouco desse entusiasmo pelo revivalismo arquitetônico para a internet brasileira, onde material do gênero é escasso.

Contatos podem ser feitos aqui, via contato AT ronaud DOT com, ou via WhatsApp no 47 9 9648 9671.