Waldorf–Astoria Hotel – 1893 – 1929

Publicidade

O Waldorf–Astoria foram inicialmente dois hotéis, construídos lado a lado na esquina entre a 5ª Avenida e a 33ª Street, em Nova York, em 1893 e expandidos em 1897.

Waldorf Hotel – Antes de 1897

O Waldorf Hotel original foi aberto em 13 de março de 1893, na esquina entre a 5ª Avenida e a  33ª Street no terreno onde o milionário William Waldorf Astor havia construído sua mansão. Construído no estilo Renascimento Germânico por Henry Janeway Hardenbergh, o hotel atingiu 69 metros de altura, com 15 ambientes públicos e 450 quartos de hóspedes, além de 100 quartos alocados para funcionários, com lavanderias nos andares superiores.

Waldorf Hotel – Antes de 1897

O Hotel foi fortemente mobiliado com antiguidades compradas pelo proprietário George Boldt e sua esposa de uma viagem feita à Europa em 1892. O salão Império (Empire Room) foi a mais ricamente adornada no Waldorf e logo após, aberta, vindo a tornar-se um dos melhores restaurantes de Nova York, rivalizando com o contemporâneo Delmonico’s and Sherry’s.

Black and white photograph depicting the main Waldorf entrance of the original Waldorf-Astoria Hotel on 33rd Street, c. 1903.

Já o Hotel Astoria foi aberto em 1897 na esquina da 5ª Avenida com a 34th Street, encostado no Waldorf. Também foi construído sob o estilo Renascentista Alemão por Hardenbergh, porém com uma altura de 82 metros, 16 pavimentos, 25 salas públicas e 550 quartos de hóspedes.

Os Hoteis Waldorf e Astoria ilustrados separadamente

Waldorf–Astoria Hotel – Ilustração

O Salão de Bailes, no estilo Louis XIV, foi descrito como “pièce de résistance”, isto é, a mais incrível do Hotel, com a capacidade para 700 lugares para jantar, ou 1200 para concertos. A Sala de Jantar Astor foi fielmente reproduzida da sala de jantar original da mansão de Astor que ficava no mesmo terreno.

Waldorf–Astoria Hotel – Destaque do Waldorf no retângulo rosa

Conectados por 300 metros de corredores, após a fusão dos dois em 1897, o hotel ficou com 1300 quartos, fazendo dele o maior hotel do mundo na época. Foi projetado para atender as necessidades dos novos super-ricos nova-iorquinos e dos distintos visitantes estrangeiros na cidade. Foi o primeiro hotel a oferecer eletricidade e banheiros privativos por toda parte. O Waldorf ganhou fama mundial por seus jantares e bailes beneficentes realizados pelo celebrado maître d’hôtel Oscar Tschirky, conhecido como o Oscar do Waldorf.

Waldorf–Astoria Hotel

Na ilustração acima o possível jogo de cores da fachada do Astoria, que as fotos P&B da época não conseguiram captar.

Waldorf–Astoria Hotel

Na foto acima, toda a majestade do Waldorf–Astoria Hotel.

Tschirky é autor do Livro de Receitas “The Cookbook por Oscar do The Waldorf”, de 1896, um livro de 900 páginas com todas as receitas do dia, incluindo receitas dele próprio, como Salada Waldorf, Eggs Benedict e Thousand Island dressing, que continuam populares em todo o mundo ainda hoje.

Waldorf–Astoria Hotel

Os Waldorf–Astoria foram demolidos em 1929 para permitir a construção do hoje icônico edifício Empire State Building. O sucessor daqueles incríveis hotéis foi o Waldorf Astoria New York, construído em Park Avenue em 1931, porém sob o estilo interno Art-decó e estética externa modernista.

Waldorf–Astoria Hotel – O cotidiano novaiorquino das primeiras décadas do séc. XX

Fonte – Tradução livre de Ronaud Pereira

Outras informações e imagens

Ascenção e Queda dos Astors – 123

Ephemeral New York

Outras imagens

Publicidade