Arquitetura Pós-moderna

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A arquitetura pós-moderna é um estilo ou movimento que surgiu na década de 1960 como uma reação contra a austeridade, formalidade e falta de variedade da arquitetura moderna, particularmente no estilo internacional defendido por Philip Johnson e Henry-Russell Hitchcock.

O movimento foi apresentado pela arquiteta e planejadora urbana Denise Scott Brown e pelo teórico da arquitetura Robert Venturi em seu livro Learning from Las Vegas. O estilo floresceu das décadas de 1980 a 1990, particularmente no trabalho de Scott Brown & Venturi, Philip Johnson, Charles Moore e Michael Graves.

No final dos anos 90, a arquitetura pós-moderna dividiu-se em uma infinidade de novas tendências, incluindo arquitetura high-tech, neo-futurista e desconstrutivista, tornando-se um termo genérico que designa uma série de novas propostas arquitetônicas cujo objetivo é o de estabelecer a crítica à arquitetura moderna.

Casa Vanna Venturi

Casa Vanna Venturi – Uma das primeiras obras classificadas como pós-moderna

Origens do pós-modernismo na Arquitetura

A arquitetura pós-moderna surgiu na década de 1960 como uma reação contra as deficiências percebidas da arquitetura moderna, particularmente suas doutrinas rígidas, sua uniformidade, sua falta de ornamento e seu hábito de ignorar a história e a cultura das cidades onde ela apareceu. Em 1966, Venturi formalizou o movimento em seu livro Complexidade e Contradição em Arquitetura. Venturi resumiu o tipo de arquitetura que ele queria ver substituir o modernismo:

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Falo de uma arquitetura complexa e contraditória, baseada na riqueza e ambiguidade da experiência moderna, incluindo aquela que é inerente à arte … Congratulo-me com os problemas e exploro as incertezas … Gosto de elementos que são híbridos e não “puros” “, comprometer em vez de” limpar “, … acomodar em vez de excluir … sou a favor da vitalidade confusa sobre a unidade óbvia … prefiro “ambos” e “e” a “um ou outro”, preto e branco e às vezes cinza, preto ou branco … Uma arquitetura de complexidade e contradição deve incorporar a difícil unidade de inclusão e não a fácil unidade de exclusão.

No lugar das doutrinas funcionais do modernismo, Venturi propôs dar ênfase primária à fachada, incorporando elementos históricos, um uso sutil de materiais incomuns e alusões históricas, e o uso de fragmentação e modulações para tornar o edifício interessante.

One Detroit Center - Detroit

One Detroit Center – Detroit

A esposa de Venturi, arquiteta talentosa e planejadora urbana Denise Scott Brown, e Venturi escreveram Learning from Las Vegas, em co-autoria com Steven Izenour, na qual eles desenvolveram seu argumento conjunto contra o modernismo. Eles instaram os arquitetos a levar em consideração e celebrar a arquitetura existente em um local, em vez de tentar impor uma utopia visionária de suas próprias fantasias. Isso estava de acordo com a crença de Scott Brown de que os edifícios deveriam ser construídos para as pessoas e que a arquitetura deveria ouvi-las. Scott Brown e Venturi argumentaram que os elementos ornamentais e decorativos “atendem às necessidades existentes de variedade e comunicação”.

O livro foi fundamental para abrir os olhos dos leitores para novas formas de pensar sobre os edifícios, pois extraía toda a história da arquitetura – tanto de alto estilo quanto de vernáculo, histórico e moderno – e em resposta à famosa frase de Mies van der Rohe “Menos é mais”, respondeu Venturi que “Menos é um tédio”. Venturi citou os exemplos de sua esposa e seus próprios edifícios, Guild House, na Filadélfia, como exemplos de um novo estilo que acolheu variedade e referências históricas, sem retornar ao renascimento acadêmico de estilos antigos.

Arquitetos pós-modernos utilizaram uma série de estratégias para fazer a crítica ao modernismo, principalmente a sua versão mais difundida e homogênea: o estilo internacional. Entre estas estratégias a principal foi a reavaliação do papel da história, reabilitada na composição arquitetônica, principalmente como meio de provocação e crítica à austeridade do modernismo.

Philip Johnson (antes um ávido defensor do estilo internacional), por exemplo, adotou uma postura irônica em seus projetos utilizando um “armário antigo” como referência formal para o seu edifício da AT&T em Nova Iorque. Outros arquitetos adotaram padrões de ornamento e formas de composição antigas. A cidade histórica foi re-estudada em busca da reabilitação da escala humana no urbanismo por Rob Krier, entre outros.

Sony Building - New York

Sony Building, também conhecido como AT&T Building – New York – Um dos ícones da arquitetura pós-moderna

As críticas à arquitetura moderna ganharam força nos anos 60 através de figuras como a socióloga e ativista política Jane Jacobs e o arquiteto e matemático Christopher Alexander. Ambos criticam através de observações sociológicas a escala monumental e a impessoalidade do modernismo. Suas críticas, dirigidas principalmente à visão urbanística anterior, apontam a desagregação das comunidades e das relações humanas como resultado dos preceitos modernos.

Na Itália, na mesma época, uma revolta semelhante contra o modernismo foi lançada pelo arquiteto Aldo Rossi, que criticou a reconstrução de cidades e edifícios italianos destruídos durante a guerra no estilo modernista, que não tinha relação com a história da arquitetura local, planos de ruas originais, a cultura das cidades, nem com a a escala, altura e modulação dos edifícios já existentes. Rossi insistiu que as cidades fossem reconstruídas de maneira a preservar seu tecido histórico e tradições locais. Esta postura de congregação entre o novo e o antigo convencionou-se chamar de contextualismo.

PPG Building - Pittsburgh

PPG Building – Pittsburgh

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Idéias semelhantes foram e projetos foram apresentados na Bienal de Veneza em 1980. A chamada para um estilo pós-moderno foi acompanhada por Christian de Portzamparc na França e Ricardo Bofill na Espanha e no Japão por Arata Isozaki.

Características do Pós-modernismo

Complexidade e contradição

A arquitetura pós-moderna surgiu pela primeira vez como uma reação contra as doutrinas da arquitetura moderna, expressas por arquitetos modernistas como Le Corbusier e Ludwig Mies van der Rohe.

Marriott Marquis, San Francisco, CA

Marriott Marquis, San Francisco, CA

No lugar das doutrinas modernistas da simplicidade, expressas por Mies em seu famoso “menos é mais”; e funcionalidade “, a forma segue a função” e a doutrina de Le Corbusier de que “uma casa é uma máquina para se viver”, o pós-modernismo, nas palavras Robert Venturi, oferecia complexidade e contradição.

The Petronas Towers - Malasia

The Petronas Towers – Malasia

Os edifícios pós-modernos tinham formas curvas, elementos decorativos, assimetria, cores vivas e características frequentemente emprestadas de períodos anteriores. Cores e texturas não relacionadas à estrutura ou função do edifício. Ao rejeitar o “purismo” do modernismo, exigia um retorno ao ornamento e um acúmulo de citações e colagens emprestadas de estilos passados. Emprestou livremente da arquitetura clássica, rococó, arquitetura neoclássica, a secessão vienense, o movimento britânico Arts and Crafts, o alemão Jugendstil.

100 East Wisconsin in Milwaukee, Wisconsin

100 East Wisconsin in Milwaukee, Wisconsin

Os edifícios pós-modernos frequentemente combinavam novas formas e características surpreendentes com elementos aparentemente contraditórios do classicismo. James Stirling, o arquiteto da Neue Staatsgalerie em Stuttgart, Alemanha (1984), descreveu o estilo como “representação e abstração, monumental e informal, tradicional porém com alta tecnologia”.

Fragmentação

A arquitetura pós-moderna muitas vezes divide grandes edifícios em várias estruturas e formas diferentes, às vezes representando funções diferentes dessas partes do edifício. Com o uso de diferentes materiais e estilos, um único edifício pode aparecer como uma pequena cidade ou vila. Um exemplo é o Museu Abteiberg, de Hans Hollein, em Mönchengladbach (1972–1974).

Museum Abteiberg

Museum Abteiberg

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Formas assimétricas e oblíquas

Formas assimétricas são uma das marcas registradas do pós-modernismo. Em 1968, o arquiteto francês Claude Parent e o filósofo Paul Virilio projetaram a igreja Saint-Bernadette-du-Banlay em Nevers, França, na forma de um enorme bloco de concreto inclinado para um lado. Eles escreveram: “uma linha diagonal em uma página branca pode ser uma colina, ou uma montanha, ou declive, uma subida ou uma descida”.

As composições pós-modernistas raramente são simétricas, equilibradas e ordenadas. Edifícios oblíquos que se inclinam, se retorcem e parecem cair são comuns.

Bibliotéca Pública - Denver

Bibliotéca Pública – Denver

Cor

A cor é um elemento importante em muitos edifícios pós-modernos; para dar variedade e personalidade às fachadas, às vezes é usado vidro colorido, azulejos ou pedra. Os edifícios do arquiteto mexicano Luis Barragan oferecem cores brilhantes da luz do sol que dão vida às formas.

Humor – Fun Design

O humor é uma característica particular de muitos edifícios pós-modernos, principalmente nos Estados Unidos.

Um exemplo é o Edifício Binóculos, no bairro de Veneza, em Los Angeles, projetado por Frank Gehry em colaboração com o escultor Claes Oldenberg (1991–2001). A entrada do edifício está na forma de um enorme par de binóculos; carros entram na garagem passando por baixo dos binóculos.

Humour. Binoculars Building in Venice neighbourhood of Los Angeles by Frank Gehry and sculptor Claes Oldenberg (1991-2001)

Humour. Binoculars Building in Venice neighbourhood of Los Angeles by Frank Gehry and sculptor Claes Oldenberg (1991-2001)

O humor do “acampamento” era popular durante o período pós-moderno; era um humor irônico baseado na premissa de que algo poderia parecer tão ruim (como um prédio que parecia prestes a desabar) que era bom. Em 1964, a crítica americana Susan Sontag definiu camp como um estilo que enfatizava a textura, a superfície e o estilo em detrimento do conteúdo, que adorava exageros, e coisas que não eram o que pareciam. A arquitetura pós-moderna às vezes usava o mesmo senso de teatralidade, senso de absurdo e exagero de formas.

Dancing House in Prague (1996)

Dancing House – Praga

Os objetivos do pós-modernismo, que incluem resolver os problemas do modernismo, comunicar significados com ambiguidade e sensibilidade ao contexto do edifício, são surpreendentemente unificados por um período de edifícios projetados por arquitetos que em grande parte nunca colaboraram entre si. Esses objetivos, no entanto, deixam espaço para diversas implementações, como pode ser ilustrado pela variedade de edifícios criados durante o movimento.

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The Team Disney - California

The Team Disney – California

Pós-modernismo na Europa

Embora o pós-modernismo fosse mais conhecido como uma abordagem americana, exemplos notáveis ​​também apareceram na Europa.

Em 1991, Robert Venturi concluiu a ala Sainsbury da National Gallery, em Londres, que era moderna, mas harmonizada com a arquitetura neoclássica em Trafalgar Square e nos arredores. O arquiteto alemão Helmut Jahn construiu o arranha-céu Messeturm em Frankfurt, na Alemanha, um arranha-céu adornado com a torre pontiaguda de uma torre medieval.

Um dos primeiros arquitetos pós-modernos da Europa foi James Stirling (1926–1992). Ele foi o primeiro crítico da arquitetura modernista, culpando o modernismo pela destruição das cidades britânicas nos anos pós Segunda Guerra Mundial. Ele projetou coloridos projetos de habitação pública no estilo pós-moderno, bem como a Neue Staatsgalerie em Stuttgart, Alemanha (1977-1983) e o Kammertheater em Stuttgart (1977-1982), bem como o Museu Arthur M. Sackler da Universidade de Harvard, em Estados Unidos.

SIS Building - Londres

SIS Building – Londres

Um dos exemplos mais visíveis do estilo pós-moderno na Europa é o SIS Building, em Londres, por Terry Farrell (1994). O edifício, próximo ao Tamisa, é a sede do Serviço Secreto Britânico de Inteligência. Em 1992, Deyan Sudjic o descreveu em The Guardian como um “epitáfio para a arquitetura dos anos 80. … É um design que combina alta seriedade em sua composição clássica com um possível senso de humor inconsciente. O edifício pode ser interpretado de forma plausível tanto como um templo maia ou como uma peça de maquinaria art déco clanking.

O arquiteto italiano Aldo Rossi (1931-1997) era conhecido por suas obras pós-modernas na Europa, o Museu Bonnefanten em Maastricht, na Holanda, concluído em 1995. Rossi foi o primeiro italiano a ganhar o prêmio de maior prestígio em arquitetura, o Prêmio Pritzker, em 1990. Ele foi conhecido por combinar formas rigorosas e puras com elementos evocativos e simbólicos retirados da arquitetura clássica.

O arquiteto espanhol Ricardo Bofill também é conhecido por seus primeiros trabalhos pós-modernos, incluindo um complexo residencial em forma de castelo com paredes vermelhas em Calp, na costa da Espanha (1973).

As obras do arquiteto austríaco Friedensreich Hundertwasser são ocasionalmente consideradas uma expressão especial da arquitetura pós-moderna.

Pós-modernismo no Brasil

O pós-modernismo teve impacto na Europa nos Estados Unidos, já no Brasil não existiu o debate com o mesmo vigor. Assim a tradição moderna, mesmo bastante desgastada, não permitiu muito espaço para uma crítica de qualidade da produção arquitetônica.

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Apesar de no Brasil não haver tamanha representatividade na arquitetura pós-moderna, houve discussões em diversas áreas. Como exemplo tem-se Vilanova Artigas, que mesmo não tendo se desvencilhado completamente do Movimento Moderno, já mostrou-se crítico e insatisfeito.

Edifício Rio Branco - Rio de Janeiro

Edifício Rio Branco – Rio de Janeiro

A chamada “arquitetura pós moderna brasileira” se demonstra em grande parte na adoção dos elementos formais mais óbvios da manifestação norte-americana do “movimento”. No Rio de Janeiro seu exemplo mais conhecido talvez seja o edifício Rio Branco, projeto de Edison Musa, que repete o uso do frontão – que se tornou uma marca de Philip Johnson – e subdivide o edifício em base, corpo e coroamento, como na divisão clássica.

Igualmente, o arquiteto mineiro Éolo Maia adota como estilo alguns elementos da arquitetura do americano Michael Graves e um largo repertório de referências em sua arquitetura.

Ainda que criticada pela fragilidade de sua base teórica, a adoção do “pós-modernismo” como estilo teve o importante papel de atenuar a hegemonia da arquitetura moderna no Brasil, apontando a possibilidade de novos rumos.

Depois do Pós

Após a resposta pós-moderna contra o modernismo, várias tendências da arquitetura se estabeleceram, embora não necessariamente seguindo os princípios do pós-modernismo.

O próprio Modernismo durante o século XX constituiu-se como uma sínteses de vários movimentos e escolas arquitetônicas que buscaram se desligar do historicismo. Essa pluralidade e coexistência é própria dos tempos modernos e reflete a imensidade da população humana ao redor do globo e a diversidade fragmentada de suas culturas, técnicas e necessidades.

Movimentos recentes como o Novo Urbanismo e a Nova Arquitetura Clássica promovem uma abordagem sustentável em relação à construção, que aprecia e desenvolve crescimento inteligente, tradição arquitetônica e design clássico.

The Harold Washington Library in Chicago

The Harold Washington Library – Chicago

Alguns arquitetos pós-modernos, como Robert A. M. Stern e Albert, Righter e Tittman, passaram do design pós-moderno para novas interpretações da arquitetura tradicional. O Prêmio Driehaus de Arquitetura é um prêmio que reconhece os esforços no Novo Urbanismo e na Nova Arquitetura Clássica e é dotado de um prêmio em dinheiro duas vezes maior que o do Prêmio Pritzker modernista.

Saiba mais

Wikipedia

Wikipedia (inglês)

Referências

  • Bony, Anne (2012). L’Architecture Moderne (in French). Larousse. ISBN 978-2-03-587641-6.
  • Ghirardo, Diane (1996). Architecture after Modernism. Thames and Hudson. ISBN 2-87811-123-0.
  • Poisson, Michel (2009). 1000 Immeubles et monuments de Paris (in French). Parigramme. ISBN 978-2-84096-539-8.
  • Taschen, Aurelia and Balthazar (2016). L’Architecture Moderne de A à Z (in French). Bibliotheca Universalis. ISBN 978-3-8365-5630-9.
  • Prina, Francesca; Demaratini, Demartini (2006). Petite encyclopédie de l’architecture (in French). Solar. ISBN 2-263-04096-X.
  • Hopkins, Owen (2014). Les styles en architecture- guide visuel (in French). Dunod. ISBN 978-2-10-070689-1.
  • De Bure, Gilles (2015). Architecture contemporaine- le guide (in French). Flammarion. ISBN 978-2-08-134385-6.
  • Learning from Las Vegas: The Forgotten Symbolism of Architectural Form. Robert Venturi, Cambridge, MA: MIT Press, 1977 ISBN 0-262-22015-6
  • History of Post-Modern Architecture. Heinrich Klotz, Cambridge, MA: MIT Press, 1998. ISBN 0-262-11123-3

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