Arquitetura Contemporânea

Publicidade

Arquitetura contemporânea é a arquitetura do século XXI.

Nenhum estilo único é dominante; os arquitetos contemporâneos estão trabalhando em vários estilos diferentes, do pós-modernismo e da arquitetura high-tech às formas e desenhos altamente conceituais e expressivos, assemelhando-se à esculturas em uma escala monumental. Os diferentes estilos e abordagens têm em comum o uso de tecnologia muito avançada e materiais de construção modernos, como a estrutura de tubos, que permite a construção de edifícios mais altos, mais leves e mais fortes do que os do século XX, e o uso de novas técnicas de construção como projeto assistido por computador, que permite que os edifícios sejam projetados e modelados em computadores em três dimensões e construídos com mais precisão e velocidade.

Fetiche pelo pano de limpeza torcido

Evolution Tower – Moscou

Os edifícios e estilos contemporâneos variam muito. Alguns apresentam estruturas de concreto envoltas em telas de vidro ou alumínio, fachadas muito assimétricas e seções em balanço que pairam sobre a rua. Os arranha-céus torcem ou quebram facetas de cristal. As fachadas foram projetadas para brilhar ou mudar de cor em diferentes momentos do dia.

Beijing National Stadium - Herzog & de Meuron, ArupSport, China Architectural Design & Research Group

Beijing National Stadium

Publicidade

Enquanto os principais monumentos da arquitetura moderna no século XX estavam concentrados principalmente nos Estados Unidos e na Europa Ocidental, a arquitetura contemporânea é global; novos edifícios importantes foram construídos na China, Rússia, América Latina e particularmente nos estados árabes do Golfo Pérsico; o Burj Khalifa em Dubai é o edifício mais alto do mundo em 2019 e a Torre de Xangai na China é o segundo mais alto.

Hard Rock Hotel - Singapore.

Hard Rock Hotel – Singapore.

A maioria dos marcos da arquitetura contemporânea são obras de um pequeno grupo de arquitetos que trabalham em escala internacional. Muitos foram projetados por arquitetos já famosos no final do século XX, incluindo Mario Botta, Frank Gehry, Jean Nouvel, Norman Foster, Ieoh Ming Pei e Renzo Piano, enquanto outros são obra de uma nova geração nascida durante ou após a Segunda Guerra Mundial, incluindo Zaha Hadid, Santiago Calatrava, Daniel Libeskind, Jacques Herzog, Pierre de Meuron, Rem Koolhaas e Shigeru Ban.

The World Trade Center Transportation Hub in New York City, by Santiago Calatrava (2016)

The World Trade Center Transportation Hub in New York City

Outros projetos são obra de coletivos de vários arquitetos, como UNStudio e SANAA, ou agências multinacionais gigantes como Skidmore, Owings & Merrill, com trinta arquitetos associados e grandes equipes de engenheiros e designers, e Gensler, com 5.000 funcionários em 16 países.

Tudo. A mesma. Bosta

Volumetria ilegível num primeiro contato

Paralelamente, uma contracultura à arquitetura modernista e pós-modernista que dominou a segunda metade do século XX se desenvolveu durante esse período. O século XXI viu a criação de várias organizações dedicadas à promoção da arquitetura local e tradicional. Tais organizações incluem a Rede Internacional de Edifícios, Arquitetura e Urbanismo Tradicionais (INTBAU), o Instituto de Arquitetura e Arte Clássica (ICAA) e o Prêmio Richard H. Driehaus.

Meadows Museum in Dallas - Texas

Meadows Museum in Dallas – Texas – Novo Classicismo

Arquitetos proeminentes desse novo movimento tradicional incluem Michael Graves, Léon Krier, Yasmeen Lari, Robert Stern e Abdel-Wahed El-Wakil, entre outros.

As Características da Arquitetura Contemporânea

Tecnologia

A arquitetura contemporânea conta com o uso de materiais e de tecnologias avançadas da construção civil. Peças ornamentais feitas com materiais resistentes — com estrutura em metal e acabamento em fibra sintética, aliando força e beleza. Os programas específicos para a elaboração de projetos também se tornaram muito importantes para todas as etapas da criação, já que ajudam na economia e na flexibilidade do trabalho.

Publicidade
One World Trade Center

One World Trade Center

Sustentabilidade

Desde o século passado vivemos um hiper-desenvolvimento industrial e urbano, o que exigiu recursos naturais num volume tal que o planeta é incapaz de atender por muito mais tempo. Portanto, a sustentabilidade se tornou palavra de ordem na arquitetura contemporânea.

Atualmente, busca-se utilizar a luz natural para economia de energia; usa-se materiais recicláveis e resistentes, o que evita a troca e o descarte compulsivo; Continua-se a prática modernista de se fazer mais com menos; utiliza-se muito o vidro, como forma de permitir a integração entre os espaços internos e externos; Paisagismo também é utilizado com inteligência.

Parede Verde na Escola de Artes - Singapura

Parede Verde na Escola de Artes – Singapura

Contraste na Composição Estética

Como uma continuidade do pós-modernismo, a arquitetura contemporânea deixou o desenho linear modernista de lado para valorizar as formas compostas, fragmentadas e até mesmo distorcidas.

Há um contraste na composição visual, às vezes simétrico, às vezes assimétrico e até mesmo irregular. Este contraste no resultado da composição visual das fachadas é obtido através de interposições volumétricas, de materiais e de cores.

O resultado desta prática costuma gerar composições estéticas ora caóticas, ora futuristas, ora bastante atraentes.

Com fortes conexões futuristas, a arquitetura contemporânea também apresenta formas fragmentadas e distorcidas típicas do movimento conhecido como Desconstrutivismo.

Complexo Residencial CityLife - Milão

Complexo Residencial CityLife – Milão

Elementos de alto padrão

Apesar desse gênero fomentar a simplicidade e o minimalismo, isso não significa que os elementos utilizados devam ser de baixa qualidade. Muito pelo contrário, para promover conforto e beleza, o uso de materiais de alto padrão é bastante valorizado.

Publicidade

As peças que decoram os ambientes também seguem o conceito minimalista. No entanto, a qualidade não é deixada em segundo plano.

Residências Contemporâneas

Uma casa em estilo contemporâneo costuma apresentar linhas simples, minimalistas, tanto na fachada como na parte interna, com um explícita composição volumétrica que define a forma da casa e seus ambientes internos.

Volumes

Volumes

É pensada de forma geometrista, minimalista porém aliando toda tecnologia disponível nos tempos atuais.

Encontramos nessas casas janelas amplas e espaços internos grandes, com pé direito alto, transmitindo sensação de amplitude e claridade.

Fachada de Residencial Contemporânea

Fachada de Residencial Contemporânea – Contraste e fragmentação

Veja outras fachadas contemporâneas para residenciais

Seus ambientes são integrados, possuindo poucas paredes de alvenarias nas áreas sociais. E, quando é preciso ter uma divisão na área social, como por exemplo, entre a área interna e externa, ela é feita com portas deslizante de vidro, permitindo assim uma integração visual entre os dois ambientes.

Casa Estilo Moderno

Casa Estilo Contemporâneo – Contraste entre Volumes e Materiais

A fachada é um item muito importante para caracterizar o estilo contemporâneo e normalmente é repleta de aberturas. Jogos de volumes e materiais de alta qualidade são bastante comuns, além de fachadas com volumes ressaltados para fora com algum acabamento de destaque como painéis em madeira ou brises.

Publicidade

A área de lazer de uma casa contemporânea é considerado o foco de muitos projetos. Por isso as piscinas costumam ser grandes e em formas orgânicas com cascatas ou lareiras. Já o espaço gourmet, sempre integrado a sala de estar ou cozinha, apresenta bancadas de pedra e geralmente muitas poltronas modernas com mesa ampla.

Saiba mais

Wikipedia (inglês)

Publicidade