Escola de Chicago (Arquitetura)

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A Escola de Chicago de Arquitetura e Urbanismo foi preponderante no desenvolvimento da cidade no final do século XIX. Depois do Grande Incêndio de Chicago a cidade ficou parcialmente destruída. Tornou-se necessário reconstruí-la de forma rápida e eficaz e as influências modernistas da Escola de Glasgow e da Secessão Vienense tiveram forte influência no planejamento de novos edifícios.

O estilo também é conhecido como Estilo Comercial. Representa uma prática construtiva que passa a utilizar o ferro em vez da madeira na estrutura, sendo produzido, portanto, em série.

A Escola de Chicago surgiu com as primeiras fachadas contínuas, com a repetição de elementos padrão, isto é, sem muitas variações, mais ou menos tal como conhecemos hoje com janelas igualmente repetidas ao longo dos pavimentos e aspecto de bloco no volume do edifício.

Esta padronização possibilitou um erguimento mais prático, e portanto, mais rápido dos edifícios. Além disso, abriu a possibilidade de uma nova divisão do peso da construção, aumentando o gabarito.

A escola de Chicago é o base da construção dos arranha-céus.

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Chicago Building

Chicago Building

Acima, o Chicago Building de Holabird & Roche, construído entre 1904 e 1905. Um exemplo da Escola de Chicago.

Foram estudados sistemas de alicerçamento, cimentação, resistência e isolamento. A estrutura ortogonal em ferro veio trazer um novo sistema de planeamento das plantas, mais flexível, ajudando na colocação de canalizações. Foi o início da construção em grandes alturas, até então pouco viáveis devido à inexistência de elevadores elétricos. Utilizaram o método moderno de projetar grandes edifícios, as paredes cortina, grandes áreas de parede envidraçadas. Surgiram desta forma os primeiros arranha-céus, os quais, na época, evidentemente, não eram tão altos quanto os atuais.

A ornamentação passou a ser gradualmente reduzida, constituindo uma das bases fundamentais da Bauhaus e do Modernismo / Internacional Style em que ornamentos são completamente rejeitados.

A Primeira Escola de Chicago

Embora o termo “Chicago School” seja amplamente usado para descrever edifícios construídos na cidade durante as décadas de 1880 e 1890, esse termo foi contestado por estudiosos, em reação particular do livro de Carl Condit, de 1952, The Chicago School of Architecture. Historiadores como H. Allen Brooks, Winston Weisman e Daniel Bluestone apontaram que a frase sugere um conjunto unificado de preceitos estéticos ou conceituais, quando, na verdade, os edifícios de Chicago da época exibiam uma grande variedade de estilos e técnicas. As publicações da época usavam a frase “Estilo Comercial” para descrever os edifícios altos inovadores da época, em vez de propor qualquer tipo de “escola” unificada.

Algumas das características distintivas da Escola de Chicago são o uso de edifícios de estrutura de aço com revestimento de alvenaria (geralmente terracota), permitindo grandes áreas de janelas de vidro e limitando a quantidade de ornamentação externa.

Às vezes, elementos da arquitetura neoclássica são usados ​​nos arranha-céus da Escola de Chicago. Muitos arranha-céus da Escola de Chicago contêm as três partes de uma coluna clássica. Os andares mais baixos funcionam como base, os andares intermediários, geralmente com poucos detalhes ornamentais, atuam como o eixo da coluna, e o último ou os dois últimos andares, frequentemente cobertos com uma cornija e freqüentemente com mais detalhes ornamentais, representam o Capitel.

Grade da janela da escola de Chicago

Grade das janelas típicas da Escola de Chicago

A “janela de Chicago” se originou nesta escola. É uma janela de três partes que consiste em um grande painel central fixo ladeado por duas janelas de guilhotina suspensas duplas menores. A disposição das janelas na fachada normalmente cria um padrão de grade, com algumas projetando-se para fora da fachada formando janelas de sacada. A janela de Chicago combinava as funções de captação de luz e ventilação natural; um único painel central era geralmente fixo, enquanto os dois painéis laterais eram móveis. Essas janelas costumavam ser implantadas em baías, conhecidas como Janelas Oriel, projetadas sobre a rua.

Os arquitetos cujos nomes estão associados à Primeira Escola de Chicago incluem Henry Hobson Richardson, Dankmar Adler, Daniel Burnham, William Holabird, William LeBaron Jenney, Martin Roche, John Root, Solon S. Beman e Louis Sullivan.

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Um dos mais conhecidos arquitetos desta escola foi Frank Lloyd Wright, começou no escritório de Adler e Sullivan e apesar de não ter seguido esta vertente, serviu para impulsionar a arquitetura modernista na cidade de Chicago e Estados Unidos.

Home Insurance Building - Considerado o primeiro Arranha-céu construído

Home Insurance Building – Considerado o primeiro Arranha-céu construído

O Home Insurance Building, de William Le Baron Jenney, que alguns consideravam o primeiro arranha-céu do mundo, foi construído em Chicago em 1885 e foi demolido em 1931.

Segunda Escola de Chicago

Willis Tower - Chicago

Willis Tower – Chicago

A Willis Tower, concluída em 1973, introduziu o sistema estrutural de tubos agrupados e foi o edifício mais alto do mundo até 1998.

Na década de 1940, uma “Segunda Escola de Chicago” surgiu do trabalho de Ludwig Mies van der Rohe e de seus esforços de educação no Instituto de Tecnologia de Illinois, em Chicago.

Sua primeira e mais pura expressão foram os 860–880 Lake Shore Drive Apartments (1951) e suas realizações tecnológicas. Isso foi apoiado e ampliado na década de 1960 devido às idéias do engenheiro estrutural de Chicago Fazlur Khan. Ele introduziu um novo sistema estrutural de tubos emoldurados no projeto e construção de arranha-céus.

Cerca de metade da superfície externa está disponível para janelas. Os tubos emoldurados permitem menos colunas internas e, portanto, criam mais espaço útil. Onde são necessárias aberturas maiores, como portas de garagem, a estrutura do tubo deve ser interrompida, com vigas de transferência usadas para manter a integridade estrutural.

O primeiro edifício a aplicar a construção de estrutura de tubo foi o prédio DeWitt-Chestnut Apartment, que Khan projetou e foi concluído em Chicago em 1963. Isso lançou as bases para as estruturas de tubos de muitos outros arranha-céus posteriores, incluindo seu próprio John Hancock Center e Willis Tower, e pode ser visto na construção do World Trade Center, das Petronas Towers, do edifício Jin Mao e da maioria dos outros arranha-céus desde então. os anos 1960.

Saiba mais

Wikipedia (inglês)

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Referências

  • Condit, Carl W. The Chicago school of architecture: a history of commercial and public building in the Chicago area, 1875-1925. University of Chicago Press, 1973.
  • Leslie, Thomas. Chicago Skyscrapers, 1871-1934. University of Illinois Press, 2013.
  • “Commercial style definition”. Dictionary of Wisconsin History. Wisconsin Historical Society. Retrieved 2007-06-26.
  • Billington, David P. (1985). The Tower and the Bridge: The New Art of Structural Engineering. Princeton University Press. pp. 234–5. ISBN 0-691-02393-X.
  • Franz Schulze (2005). “Architecture: The Second Chicago School”. Chicago Historical Society.
  • “Built By Women: 800 Lakeshore Drive”. Beverly Willis Architecture Foundation. 2011.
  • “Evolution of Concrete Skyscrapers”. Archived from the original on 2007-06-05. Retrieved 2007-05-14.
  • Alfred Swenson & Pao-Chi Chang (2008). “building construction”. Encyclopædia Britannica. Retrieved 2008-12-09.
  • Ali, Mir M. (2001). “Evolution of Concrete Skyscrapers: from Ingalls to Jin mao”. Electronic Journal of Structural Engineering. 1 (1): 2–14. Retrieved 2008-11-30.

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