Tradicionalismo ou Modernismo?
Publicidade
Estilos arquitetônicos tradicionais respeitam as características e origens culturais regionais, ao mesmo tempo em que expressam e destacam a identidade e a personalidade dos habitantes locais.
Já as construções modernistas muitas vezes são fundamentadas num certo coletivismo, e resultam em edificações padronizadas, despersonalizadas e monótonas, que priorizam a padronização e otimização dos espaços, em detrimento da qualidade projetual. É um ato de imposição que vem de cima, de longe, da mente de ideólogos, ao contrário dos estilos construtivos tradicionais que vem das próprias raízes culturais locais.
Sim, edificações tradicionais são mais caras, enquanto as edificações modernistas saem mais em conta devido à hiper-simplificação dos volumes e à padronização dos processos construtivos, o que, em tese, facilitaria a construção para as grandes massas.
A questão que fica é: Será que ao pobre resta mesmo a se sujeitar a esse tipo de pobreza projetual que o despersonaliza e o transforma em mera estatística?
Coisas para se pensar.
Publicidade
***
Fotos: Divulgação | Via: The Art of Purpose