Casarões Antigos

Publicidade

Uma reunião de fotos de casarões ainda preservados por esse Brasil afora.

Casarão - Florianópolis

Casarão – Florianópolis

Ivando Viana

***

Casarão Antigo em Natal – RN

Um dos últimos prédios de Natal, RN a manter características da Arquitetura Neoclássica e Art Nouveau, o Casarão 479 da Av. Deodoro da Fonseca, no bairro Petrópolis.

O prédio é tombado pelo patrimônio estadual desde 1989 e passou por restauração para receber o escritório de uma empresa de engenharia.

Fernando Guerra

***

Fachada de Casarão - Cachoeira - Bahia

Fachada de Casarão – Cachoeira – Bahia

***

Casarão - Patrocínio - Minas Gerais

Casarão – Patrocínio – Minas Gerais

Casarão localizado na cidade que eu amo: Patrocínio MG. Fica perto de uma igreja portanto é muito comum ver noivos fazendo suas fotos com esse lindo imóvel ao fundo. Há alguns anos foi usado como cenário pra um filme com o ator Murilo Rosa, Vazio Coração.

Zita Adriana Luqui

***

Palacete Antonio Retto - Itacoatiara - Amazonas

Palacete Antonio Retto – Itacoatiara – Amazonas

Palacete Antonio Retto, construído em 1912, em estilo neoclássico. Tem essa denominação em homenagem a construtor da maioria dos prédios históricos da cidade de Itacoatiara – Amazonas.

Foi adquirido pelo prefeito judeu Isaac Peres, para ser a sede da Prefeitura, mas não chegou a se efetivar a transferência. Porém, funcionou nele vários órgãos do município. Posto de Saúde Álvaro Osório e Profilaxia Rural, Hotel Municipal, Cobal, Papelaria Jaqueline e por fim, foi doado pela Prefeitura ao SENAC na década de 90, que reformou e ampliou o prédio. E instalou na edificação a Escola de Formação Profissional Moyses Israel.

Frank Chaves

***

Casa Muzillo - Curitiba - Paraná

Casa Muzillo – Curitiba – Paraná

A Casa Muzillo foi construída no início dos anos 1900 pelo arquiteto italiano José (Giuseppe) Muzillo e foi residência da família até 1955.

Na década de 1980 a casa passou para o poder público e abrigou diversos órgão, entre eles a Biblioteca Sidômio Muralha e a Assoma – Associação dos Meninos de Curitiba.

No final de 1998 a casa foi cedida para o Instituto Cidadania e Voluntariado (antigo Centro de Ação Voluntária – CAV).

Fonte: blog Fotografando Curitiba – Lucilene Silva

***

 

Publicidade