Rio Palace Hotel – Antigo

Publicidade

O Rio de Janeiro teve dois famosos Palace’s, o Hotel Copacabana Palace e o Palace Hotel, situado na Avenida Rio Branco, já retratado neste site. Este segundo, já com pouquíssimas informações, tendo sofrido praticamente um apagamento histórico, só não maior do que o hotel que este post trata.

Havia um terceiro hotel, também chamado “Palace”, de menor porte, porém de imponente fachada, situado no Largo São Francisco, no centro do Rio de Janeiro.

Era o Rio-Palace Hotel, do qual praticamente não há informações, a não ser duas imagens em P&B provavelmente das primeiras décadas do século passado.

Rio Palace Hotel – 1918

Rio Palace Hotel – Augusto Malta

Publicidade

Se alguém que visita este post tiver alguma informação sobre o antigo Rio-Palace Hotel, e quiser contribuir, me chame em meu perfil do Facebook.

Abaixo, texto encontrado no blog Cidade e Memória:

No antigo casarão reedificado, que abrigava a famosa loja de departamentos Parc Royal, inaugura-se, no dia 17 de outubro de 1915, o confortável Rio Palace. Com cinco pavimentos, escadarias de mármore, elevadores elétricos, poderíamos avistar em sua sala de música, na de leitura, ou em sua sala de barbearia, um toque de elegância inglês em seu mobiliário. Proporcionava aos hóspedes uma ótima localização e a independência para se tomar as refeições aonde lhes conviesse, tendo como opções os dois outros hotéis da rede, o Avenida e o Globo, ambos com esmerados restaurantes, sem que se alterasse o preço. O Palácio da Rua dos Andradas que abrigava o hotel, situado no Largo de São Francisco, anunciava no Correio da Manhã, em 1941, a venda de seus móveis e utensílios usados. Comprado pelo Banco Hipotecário Lar Brasileiro, desaparece também da história carioca.

Antiga sede da loja de departamentos Parc Royal no
local onde após obras de reedificação abrigou o Rio Palace Hotel – Foto de Malta. Fonte: ERMAKOFF, G. Rio de Janeiro uma crônica fotográfica. 1a ed. Rio de Janeiro, 2013 p.19

O Pharol. 11 de fevereiro 1916 – Anúncio do Rio-Palace

Atualização

Encontrei recentemente estas três outras imagens a respeito do antigo Rio Palace Hotel.

Antigo Rio Palace Hotel

Antigo Rio Palace Hotel

Reportagem - Rio Palace Hotel

Reportagem – Rio Palace Hotel

Reportagem - Rio Palace Hotel

Reportagem – Rio Palace Hotel

Publicidade